COMPROMISSO COM A PLURALIDADE, A INDEPENDÊNCIA E A COM A TRANSPARÊNCIA

09/08/2011 13:07

Querer estar à frente da gestão do COREN/RS significa respeitar 104.590 inscritos ativos, 496 municípios por subseção e ter a consciência que ainda restam 28.313 inativos. É uma grande responsabilidade política, administrativa-financeira e pessoal.

Na CHAPA 2, vamos trabalhar para unir os segmentos da categoria, pois nosso compromisso com a DEMOCRACIA INTERNA começa com este passo, pois as decisões não são do segmento de Enfermagem e sim de todos os inscritos. Por isto a nossa Chapa 2 contempla todos em seus Quadros, enfermeiros, técnicos e auxiliares. Sabemos que um Conselho formado só por enfermeiros não teria a pluralidade necessária para tomada de decisões que sejam realmente justas para com toda categoria. 

O compromisso da Chapa 2 é com os profissionais da categoria. Vamos trabalhar para melhorar as relações do COREN/RS com a CUT e com os sindicatos, mas com a devida INDEPENDÊNCIA. Mas é independência com DIÁLOGO e CONSTRUÇÃO conjunta. Queremos a parceria dos orgãos de representação de classe, mas cada um tem o seu papel. A Chapa 2 é a única que além de promover uma renovação de 100% no Conselho e de ter representantes dos 3 quadros, manterá a independência que o COREN precisa ter. Tudo pelo bem da categoria. 

No Brasil, conseguir concluir o ensino superior já é uma grande conquista, na área da saúde maior ainda! Muitos de nossos colegas técnicos, auxiliares e atendentes talvez já tenham concluído a graduação de enfermagem e, até mais do que isto, e estão trabalhando e qualificando o sistema de saúde em nosso Estado, em diversos postos. Mesmo assim continuam sofrendo com as adversidades e com o descaso de gestores e mantenedores com a qualidade da saúde. O COREN/RS tem que cumprir sua obrigação de defender a categoria, lutando pelo fim da sobrecarga de trabalho, com o correto redimensionamento de pessoal, por exemplo. O grupo que atualmente está no Conselho, e está tentando mais um vez a reeleição (!), tem se esforçado apenas em cobrar anuidades e tem reduzido o papel do COREN/RS à autarquia que foca em punir os inscritos que não as pagam. E as punições, em diversos casos, são severas. 

 A natureza jurídica disposta no Artº 58 da Lei 9.649/98 dispõe: que COFEN e os CORENS são entidades paraestatais, tendo missão de interesse público. A Justiça Federal é o órgão encarregado de apreciar as controvérsias que envolvam seus atos quando no exercício dos serviços delegados aos Conselhos de Enfermagem, e por constituírem serviço público, gozam de imunidade tributária total em relação aos seus bens, rendas e serviços. 

Mas que serviços são estes? Quem os discutiu e deliberou? Onde são aplicadas as verbas do COREN/RS? A CHAPA 2 assume o compromisso junto a categoria de criar o PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, onde a categoria poderá acessar todos os movimentos financeiros realizados pela gestão. Quem mantém o COREN somos nós, temos o direito de saber como, quando e em que o dinheiro das anuidades é gasto. E este gasto tem que ser pelo bem de toda a categoria. Por isto, dia 11 de setembro, vá de Chapa 2! A Mudança Depende de Você!