APÓS LONGA DISPUTA JURÍDICA E MUITA MOBILIZAÇÃO ESTÁ GARANTIDA DIA 20 DE MARÇO A ELEIÇÃO PARA O COREN/RS

23/01/2012 11:35

APÓS LONGA DISPUTA JURÍDICA E MUITA MOBILIZAÇÃO ESTÁ GARANTIDA DIA 20 DE MARÇO A ELEIÇÃO PARA O COREN/RS 
 

Pela primeira vez em uma década conseguimos registrar uma Chapa para concorrer a eleição do COREN/RS. Mas só garantir a inscrição da Chapa não foi o suficiente. A Chapa 2 precisou militar junto ao COFEN, TRE, e Ministério Público para garantir que o processo eleitoral transcorresse com a transparência e lisura necessárias. Foi um processo longo e atribulado, iniciado em abril deste ano e que só agora conta com as condições ideais para sua concretização.
 
O processo eleitoral foi adiado por duas vezes. As eleições do dia 11 de setembro foram suspensas por liminar impetrada pela Chapa 3 e depois remarcadas para o dia 30 de outubro. A decisão judicial se baseou na necessidade de que a eleição fosse realizada com urnas eletrônicas. Como a Comissão Eleitoral não havia solicitado as urnas eletrônicas em tempo hábil para que elas fossem fornecidas pelo TRE (60 dias úteis), a justiça entendeu que o processo teria que ser novamente suspenso. O que de fato ocorreu no dia 14 de outubro, sem que a Justiça marcasse nova data para a realização do pleito.
 
A partir daí a Chapa 2 começou uma luta militante junto as entidades legais e representativas de classe para garantir que a Comissão Eleitoral cumprisse a determinação judicial de solicitar as urnas eletrônicas. Condição única para a realização das eleições.
 
A Chapa 2 enviou seus representantes ao COFEN, na plenária extraordinária de 03 de novembro, para acompanhar o debate sobre o processo eleitoral no Rio Grande do Sul. Na ocasião, por requerimento protocolado pela Chapa 2, onde havia um relato pormenorizado das questões que estavam por emperrar o processo eleitoral no Estado, a decisão unânime dos Conselheiros foi por enviar um Conselheiro Federal para Coordenar as tarefas da Comissão Eleitoral. O Conselheiro Osvaldo Andrade chegou ao Estado no dia 07 de novembro e no dia 08 de novembro oficializou o pedido por urnas eletrônicas junto ao TRE.
 
Em reunião da Comissão Eleitoral, com o Conselheiro Federal, Ministério Público, TRE e representantes das Chapas ficou definido que a eleição será no dia 20 de março. Finalmente as eleições do COREN gaúcho agora podem transcorrer, obedecendo os pré-requisitos judiciais